terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Telinhas x leitura

Sempre foi dito que é preciso limitar o tempo das crianças frente à tv e fazê-las ler. Recomendação que serve  para adutos também.

Você sabe exatamente porque é mais enriquecedor ler um livro do que ver um filme?

 A resposta me foi dada pelo excelente pensador Joseph Chilton Pearce em seu livro O Fim da Evolução:  ao ler ativamos o cérebro desenvolvendo a nossa capacidade de formar imagens mentais. Frente a um filme aceitamos passivamente a imagem concentrando o interesse no enredo.

É por isso que costumamos dizer que "o livro é melhor do que o filme". A imagem mental dos personagens e ambientação de um livro é criação nossa. A imagem projetada na tela não tem a nossa assinatura.

Hoje em dia a variedade e quantidade de telas cresceu. São muitas, presentes nos lares, ao alcance da mão e cada vez ao alcance de um maior número de bolsos. Todas elas fascinantes - para adultos e crianças. Difícil evitá-las e controlar o tempo de uso.

A nossa visão sobre educação infantil também se ampliou. Além de oferecer leitura podemos criar várias atividades, puxar conversas e propor desenhos de forma a ajudarmos as crianças a desenvolverem a  capacidade de criar imagens mentais. Fica a dica.

Recomendo a leitura de Joseph Chilton Pearce - qualquer ou todas as suas inúmeras publicações.

3 comentários:

  1. Olá, Mãe!
    Vim conhecer o teu cantinho e retribuir suas visitinhas.
    Muito bem falado, quer dizer, escrito, o que você diz sobre crianças e leitura, devemos mesmo incentivá-los desde pequeninos.
    Mas, já imaginou dar pra um deles um daqueles clássicos que falei lá no meu blog, com caçadores de alienígenas ao invés de Dom Casmurro? haha
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei você ao meu blog roll também.
    Valeu!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor...vou colocar na minha listinha. Acho também que a TV, além de trazer tudo pronto para a criança, ainda traz a falsidade da imagem. ela passa a ver e acreditar em coisas que não são reais...acho tão importante um humano conhecer primeiro o rio, o mar e a terra antes de vê la pela tv, né.

    parabéns pelo blog. adorei! e obrigada pela visita e o comentário lá no desabafo.
    abraços e inté!

    ResponderExcluir

Fala aí, vai!
Faz a alegria do bloguim nenem, faz...